#Guitarrista
Line 6

Artigos

Vile Creature: KW fala à Guitarrista sobre o modelo custom Stonewall

Publicado há

-

Ao longo dos últimos seis anos, os canadianos Vile Creature trabalharam um solo fértil que lhes garantiu uma evolução musical digna de nota. Defensores dos direitos dos animais e activistas LGBTQ+, o duo composto pela baterista e vocalista Vic e o guitarrista e também vocalista KW tiveram nos seus dois primeiros lançamentos uma plataforma para abordar uma experiência muito pessoal, preenchida por traumas, perdas, sofrimento e negativismo. Glory, Glory! Apathy Took Helm! é a terceira proposta da banda de Toronto, um registo que vê ser disparado um doom metal pulsante e intenso, com vocais ferozes, obliterando por completo a atmosfera tóxica em que vivemos. Em entrevista exclusiva à Guitarrista, KW falou de Stonewall, a guitarra que idealizou para atender as suas exigências musicais, e da preferência pelos modelos da Fender. «Os dois primeiros discos foram gravados com uma Telecaster», comenta. «Nos primeiros anos usava uma Telecaster Thinline de ’72 para tudo, e até ter construído uma guitarra personalizada toquei sempre com modelos da Fender.» A Fender não é o primeiro fabricante que nos assalta a mente se o tópico da conversa for metal extremo, contudo foi precisamente com esta marca que os Vile Creature se fizeram à estrada, com KW a confiar a responsabilidade das actuações ao vivo numa Fender Jazzmaster. «A minha Jazzmaster é uma edição limitada com humbuckers que produzem um som quente e radical. Assentam bem na minha afinação ridiculamente baixa. Nunca tive problemas com ela e quando construí a Stonewall vendi a Telecaster e mantive a Jazzmaster como backup.»

O músico teve um papel muito activo na criação do modelo personalizado: «Criei esta guitarra a partir do zero. Desenhei tudo», explica. «Pretendia um braço longo mas cuja largura fosse o menor possível, pois tenho mãos anormalmente pequenas. É engraçado pois sou um tipo da Fender mas sempre preferi o design da Gibson, pelo que baseei-me numa Gibson RD Artist e moldei-a ao meu gosto. Tem um pentagrama entalhado no corpo e ‘No Pasaran’ escrito no braço, e percebe-se que foi construída com três pedaços de madeira incendiados para lhe dar um efeito granulado. Foi um processo divertido que me levou cerca de 18 a 20 meses.» Para as gravações da proposta mais recente do duo, a titularidade recaiu na Stonewall, com a Jazzmaster a ser chamada ao serviço apenas para a gravação de alguns overdubs. «Será a Stonewall que vou usar em tudo o que fizer daqui para a frente. Nunca irei tocar com outra guitarra», promete. «A guitarra só ficou finalizada um mês e meio depois do nosso último concerto, em Setembro de 2019. A partir daí, concentrámo-nos na gravação do novo álbum e tínhamos várias digressões planeadas para promover o disco, que não aconteceram [devido à COVID-19], pelo que ainda não tive a oportunidade de estrear a minha nova guitarra ao vivo, à excepção dos concertos via streaming. Tive a mesma guitarra durante 15 anos, assim como os amplificadores, que são os mesmos desde que a banda foi fundada. Sou uma criatura de hábitos.»

Ao descrever o seu modelo personalizado como perfeito, KW quis que víssemos por nós próprios para que não duvidássemos da sua palavra, conduzindo-nos em vídeo pela sua casa até uma parede onde a Stonewall repousava. «É linda e nunca mais vou precisar de tocar com outra! Como podem ver, só tem um knob de volume, que corresponde ao acabamento da guitarra. Não tem seleccionador de pickups ou controlo de tone, e o knob de volume nem vai totalmente para baixo, pelo que só reduz cerca de 20% do volume! [Risos] Uso sempre os dois pickups. Nunca alternei entre pickups ou ajustei o tone, pelo que não preciso disso. Ter a oportunidade de construir uma guitarra do zero foi algo que me trouxe uma enorme alegria e não vejo porque vá trocá-la um dia.»

Artigo publicado originalmente na edição de Dezembro de 2020 da Guitarrista.

Editor da revista Guitarrista, da página Custom Guitar Makers, autor do livro "Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras" e ex-editor da Metal Hammer Portugal. Apaixonado por guitarras e com vasta experiência no mundo da música e relações públicas, tem dedicado a sua carreira a explorar e partilhar histórias e conhecimentos sobre este incrível instrumento.

Últimas Publicações

NotíciasHá 2 meses

Melvins: Novo Disco em 2024

No palco do Hard Club, na cidade do Porto, a icónica banda de rock Melvins não só presenteou os fãs...

ArtigosHá 3 meses

A Resposta Definitiva para o Surf Rock: Guild Surfliner Deluxe

A Guild Surfliner Deluxe é uma guitarra que combina design clássico com funcionalidades modernas, oferecendo uma experiência autêntica e versátil...

NotíciasHá 3 meses

Mooer apresenta Micro Looper II

A Mooer deu a conhecer o Micro Looper II, um mini looper que, embora tenha acabado de chegar, já se...

ArtigosHá 4 meses

A Guitarra Fénix: Como a Jackson Juggernaut HT7 de Misha Mansoor Renasceu

Descobre a fascinante jornada da Juggernaut HT7 de Misha Mansoor; uma guitarra que escapou por pouco a uma venda, passou...

ArtigosHá 4 meses

A Vanguardista Vals Quartzite Flattop: Uma Fusão de Pedra e Música

Conhece a inovadora Vals Quartzite Flattop, uma guitarra acústica requintada que combina pedra natural e materiais tradicionais para produzir um...

NotíciasHá 4 meses

AMPEG lança a edição limitada do SVT Micro VR Ltd. Blue Edition

A AMPEG anunciou o lançamento de uma edição exclusiva do SVT Micro VR Head, o amplificador e a respetiva coluna...

NotíciasHá 4 meses

Fender desvenda Ghost, o novo modelo de assinatura de John 5

A Fender acaba de lançar o novo e muito aguardado modelo de assinatura de John 5, ex-guitarrista de Marilyn Manson...

ArtigosHá 4 meses

Grim Guitars: O Encanto do Baixo Custom Lilith 5 Headless

A Grim Guitars desvenda o processo por detrás da criação do Grim Lilith 5 Headless, um instrumento que personifica a...

ArtigosHá 4 meses

Guitar Barrel Project: O Legado do Mogno do Marquês de Pombal

O Guitar Barrel Project ecoa a melodiosa dança entre história e arte, tecendo uma sinfonia inigualável através do primoroso trabalho...

ArtigosHá 4 meses

Stanley Jordan: Um Génio da Guitarra em Terras Lusitanas

«Desta vez trago o meu espetáculo a solo, que acho ser o melhor formato para quem está a conhecer a...