Publicado há
11 meses-
Por
Joel CostaSe alguém perguntar se sabemos o que é um Bigsby, conseguiremos certamente explicar que se trata de um vibrato mas nem todos conhecem a história por detrás da criação de Paul Bigsby, a mesma pessoa que construiu a primeira solidbody eléctrica para Merle Travis, decorria o ano de 1948. Também o primeiro vibrato a ser construído teve Merle como destino, em 1951, com Bigsby a adoptar uma peça de uma moto, talhar o molde em madeira e por fim despejar-lhe o metal em cima. O melhor de tudo? Estas criações não eram desenvolvidas numa fábrica mas sim no seu quintal.
B6 | O primeiro vibrato Bigsby foi oferecido juntamente com as guitarras que Paul construía para músicos como Merle Travis e Billy Byrd. Só algum tempo depois é que o inventor decidiu ligar a Ted McCarty, presidente da Gibson, e apresentar-lhe o dispositivo revolucionador. O acordo celebrado entre os dois dava exclusividade à Gibson, sendo posteriormente incluído nas guitarras Gretsch, contrariando o contrato inicial. A razão de se chamar B6 não é conhecida nem sequer pelos familiares que sobreviveram a Paul Bigsby.
B16 | O segundo vibrato foi originalmente construído entre 1953 e 1954, especificamente para a Fender Telecaster. A amizade entre Bigsby e Leo Fender veria o seu fim aquando do lançamento da Stratocaster, com Bigsby a sentir que Leo lhe havia roubado o formato do headstock e o sistema do vibrato.
B7 | A tensão das cordas é algo muito importante e algumas das primeiras guitarras Bigsby dispunham de um corte no topo do vibrato de forma a obter um ângulo profundo o suficiente nas cordas. Foi por esta razão que Paul Bigsby criou uma nova unidade que pudesse compensar a tensão.
GRETSCH | Exclusivo da Gibson, Paul Bigsby decide fabricar vibratos para a Gretsch com o seu nome, cobrando um valor superior ao novo cliente e dando a diferença a Ted McCarty, patrão da Gibson. Bigsby venderia a sua empresa à Gibson em 1965, sendo depois adquirida pela Gretsch e eventualmente pela FMIC.
Editor da revista Guitarrista, da página Custom Guitar Makers, autor do livro "Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras" e ex-editor da Metal Hammer Portugal. Apaixonado por guitarras e com vasta experiência no mundo da música e relações públicas, tem dedicado a sua carreira a explorar e partilhar histórias e conhecimentos sobre este incrível instrumento.
No palco do Hard Club, na cidade do Porto, a icónica banda de rock Melvins não só presenteou os fãs...
A Guild Surfliner Deluxe é uma guitarra que combina design clássico com funcionalidades modernas, oferecendo uma experiência autêntica e versátil...
A Mooer deu a conhecer o Micro Looper II, um mini looper que, embora tenha acabado de chegar, já se...
Descobre a fascinante jornada da Juggernaut HT7 de Misha Mansoor; uma guitarra que escapou por pouco a uma venda, passou...
Conhece a inovadora Vals Quartzite Flattop, uma guitarra acústica requintada que combina pedra natural e materiais tradicionais para produzir um...
A AMPEG anunciou o lançamento de uma edição exclusiva do SVT Micro VR Head, o amplificador e a respetiva coluna...
A Fender acaba de lançar o novo e muito aguardado modelo de assinatura de John 5, ex-guitarrista de Marilyn Manson...
A Grim Guitars desvenda o processo por detrás da criação do Grim Lilith 5 Headless, um instrumento que personifica a...
O Guitar Barrel Project ecoa a melodiosa dança entre história e arte, tecendo uma sinfonia inigualável através do primoroso trabalho...
«Desta vez trago o meu espetáculo a solo, que acho ser o melhor formato para quem está a conhecer a...