#Guitarrista

Notícias

Novos pickups Bethnal Green reproduzem sonoridade mítica da Greeny LP de Peter Green

Publicado há

-

A mítica Gibson “Greeny” Les Paul, que passou pelas mãos de Peter Green, Gary Moore e Kirk Hammett, é dotada de uma configuração de pickup peculiar responsável por alguns timbres clássicos.

A Monty’s Guitars inspirou-se no famoso pickup invertido de Green, que produz um timbre fora-de-fase quando utilizado a par com o pickup da ponte na posição central. Nascem assim os humbuckers Bethnal Green PAF, um conjunto criado com componentes historicamente precisos de forma a reproduzir de forma precisa o som original da Greeny.

Matt Gleeson, da Monty’s, e que já trabalhou com artistas como Pete Townshend, Ed O’Brien e Ed Sheeran, comenta as origens desta configuração de pickup: «O Peter Green tinha a Greeny ‘burst e o pickup do braço estava danificado e precisou de ser rebobinado. Nessa altura, ele só o consegui fazer com um tipo diferente de bobina chamada Heavy Formvar, que é o que se encontra nos pickups de uma Stratocaster.» Outra peça importante neste puzzle é o íman alnico invertido, não se sabendo se tal posicionamento ocorre durante o trabalho de rebobinagem ou se o íman saiu assim de fábrica, no entanto esta particularidade é igualmente verificada na proposta da Monty’s Guitars.