#Guitarrista

Artigos

Madonna: A história por detrás da icónica cover dos Pantera

Publicado há

-

Madonna foi sempre uma artista capaz de se reinventar mas uma das suas transformações menos esperadas ocorreu durante a digressão de 2008, Sticky & Sweet, na qual a rainha da pop, munida de uma Gibson Les Paul Classic e um amplificador Orange a condizer, surpreendeu o público ao transitar do seu hit Hung Up para a introdução de A New Level, dos Pantera.

A performance tornou-se um marco na setlist da digressão, arrancando uma enorme resposta do público, que mais uma vez a via desafiar os limites da sua própria música e abraçar um novo estilo, ainda que fosse apenas por alguns minutos.

O guitarrista de Madonna, Monte Pittman, foi o responsável por tal acontecimento. O músico, que tocou com os Prong antes de se ter aventurado no universo da pop, teve um contacto próximo com Dimebag Darrell, guitarrista dos Pantera, quando este veio assistir a um concerto dos Prong em Dallas para discutir o segredo por detrás da técnica de Cut Rate. Pittman, então director musical de Madonna, estava a trabalhar numa versão rock de Hung Up para permitir que esta tocasse acordes com apenas um dedo e se focasse na performance, e ao dar-lhe a conhecer A New Level, dos Pantera, como algo fácil de aprender uma vez que as notas seguem em fase crescente um traste de cada vez, estava instaurada a génese do mashup. Madonna faria o seu trabalho de casa e nos ensaios passaria a incluir o riff de Dimebag Darrell. Era tarde de mais para voltar atrás.

Agora, a celebrar 40 anos de carreira, Madonna traz a sua Celebration Tour a Portugal, no mês de Novembro de 2023, e alguns fãs questionam se vão assistir a surpresas do género, uma vez que em 2015 a artista voltou a incluir a guitarra eléctrica no set. Não sabemos se vamos voltar a ter rock nas suas performances mas de uma coisa temos a certeza: Madonna nunca deixa os seus fãs desapontados, tal é a habilidade com que joga com o factor surpresa.

Com os bilhetes para o concerto de dia 6 de Novembro já esgotados e atendendo à elevada procura que se continuou a sentir, Madonna anunciou uma nova e última data a 7 de Novembro na Altice Arena. Os bilhetes estarão à venda sexta-feira, 27 de Janeiro.