Em entrevista à Guitar World, o guitarrista dos Led Zeppelin entrou em detalhe relativamente ao equipamento usado no registo dos primeiros discos da banda, incluindo o setup adoptado para a gravação de Whole Lotta Love.
Jimmy Page revelou que a transição de uma Fender Telecaster para uma Gibson Les Paul inspirou igualmente uma mudança na escolha do amplificador ideal. «O amplificador usado na gravação do primeiro disco foi um Supro [Coronado 1690T]», confirma. «Trabalha muito bem com uma Telecaster, mas com a Gibson [Les Paul] apresentava uma sonoridade com muito overdrive e, quando entrei em estúdio, entendi que era um som demasiado radical. Então, arranjei um amplificador Burns, mas quando o Paul Samwell-Smith abandonou os Yardbirds, deixou o seu equipamento para trás – umas cabeças da Vox. Conheço estes amplificadores como Super Beatles, pois os Beatles usavam-nos por não conseguirem ouvir os seus instrumentos por cima de tantos gritos. Então, necessitavam de amplificadores mais potentes, tarefa que a Vox cumpriu.»
Page revelou o amplificador usado que se pode ouvir num dos hits mais icónicos dos Led Zeppelin: «Usei os amplificadores Super Beatles com colunas Rickenbacker Transonic», relembra. «É exactamente isso que podem ouvir em Whole Lotta Love.»
Quando a banda embarcou em digressões mais intensas, Page reconfigurou o seu setup para acomodar o icónico equipamento da Marshall, que era à altura mais fácil de substituir. «Em 1969 tínhamos muito trabalho pela frente e o nosso tour manager estava a ficar nervoso com a possibilidade do amplificador avariar e não conseguirmos substituí-lo», reflecte. «Então disseram-me, ‘Bem, toda a gente usa Marshalls’, pelo que escolhi um Hiwatt Custom 100s antes de chegar aos Marshalls. Quando me decidi pela Marshall, percebi que aquilo que diziam era absolutamente verdade – se avariar, encontras facilmente uma loja que vai ter um à venda.»
O músico confidenciou também que o confinamento levou-o a uma reaproximação à guitarra, não se sabendo se tal o irá conduzir à composição de novos temas originais.
Os Gaerea, uma banda portuguesa de black metal, anunciaram uma colaboração com a STRAP para a criação de correias de guitarra personalizadas. São três modelos únicos em couro de alta qualidade cuja compra poderá ser efectuada na loja online dos Gaerea.
Depois de em Novembro passado a Boss ter confirmado a muito aguardada reedição do HM-2 Waza Craft, o fabricante japonês deu agora a conhecer a imagem do protótipo do pedal num grupo privado do Facebook.
O Presidente da Boss, Yoshi Ikegami, escreveu: «Este é o primeiro protótipo cosmético do HM-2W. Procurámos manter o visual autêntico do HM-2 e utilizar os icónicos potenciómetros laranja.»
O HM-2 original é conhecido pela influência que teve no desenvolvimento do death metal da Suécia.
A Line 6 anunciou o novo HX STOMP XL, uma versão aumentada e com mais interruptores do célebre processador compacto HX STOMP, facilitando desta forma o seu funcionamento e a interacção com o utilizador.
O HX STOMP XL conta com o mesmo processador SHARC da versão mais pequena, garantindo uma gestão avançada do DSP e um arsenal de 300 amplificadores, efeitos e colunas, assim como modelação de gama HX e gama cristalina dinâmica de 123dB, já característica dos produtos Helix/HX da Line 6.
As últimas versões de Firmware Helix beneficiam ainda o HX STOMP com linhas de processamento até oito blocos simultâneos e de efeitos avançados, como é o caso do Pitch Shifting polifónico.
A disponibilidade do HX STOMP XL está prevista para Abril de 2021 pela quantia de €730 + IVA.