Publicado há
1 semana-
Por
Joel CostaConsiderado como um dos melhores guitarristas de todos os tempos, as performances ao vivo de Jimi Hendrix estão carregadas de momentos icónicos que demonstram o seu incrível talento e a influência que ainda exerce no mundo da música. Da performance explosiva no Monterey Pop Festival em que incendeia a sua Stratocaster, à entrega com que se atirou ao hino nacional dos Estados Unidos na edição de 1969 do Woodstock, a Guitarrista recorda dez acontecimentos memoráveis da carreira de Jimi Hendrix que o ajudaram a moldar a trajectória do rock e a cimentar o seu legado como um dos melhores músicos de sempre!
1. A performance no Monterey Pop Festival, em 1967, em que Jimi Hendrix incendeia a sua Stratocaster numa espécie de sacrifício e cimenta a sua posição como um deus da guitarra.
2. Na edição de 1969 do festival Woodstock, Jimi Hendrix toca Star-Spangled Banner, naquela que é considerada como uma das melhores interpretações do hino dos Estados Unidos.
3. A lenda de Jimi Hendrix também se constrói em torno do seu virtuosismo e das suas capacidades de improviso, como se pode atestar na edição de 1968 do Miami Pop Festival e na performance energética de Foxy Lady.
4. A apresentação no programa da BBC Top of the Pops no ano de 1967, em que Hendrix, com a performance de Hey Joe, se estabelece como um performer dinâmico.
5. A performance no programa de televisão Happening for Lulu, em 1969, que faz com que Hendrix e companhia sejam banidos da BBC por alterarem o alinhamento e continuarem a tocar depois de acabar o tempo que lhes era destinado.
6. O reconhecimento de Miles Davis e a possível colaboração que se traçou no horizonte.
7. A interpretação de The Wind Cries Mary, em Estocolmo, no ano de 1967, no qual Jimi Hendrix entrega-se de forma emotiva à guitarra e atesta as suas raízes soul.
8. A sessão jam com Eric Clapton e os Cream, em Londres no ano de 1966, recordada no filme biográfico de 2013, Jimi: All Is by My Side.
9. A interpretação de Purple Haze durante a edição de 1970 do Atlanta Pop Festival, naquela que foi uma das suas últimas performances.
10. O último concerto de Jimi Hendrix no festival Isle of Fehmarn, na Alemanha, em 1970. Seria considerada uma das performances mais poderosas e dinâmicas de Hendrix.
Este é um livro para fãs de Nirvana e músicos que queiram conhecer um pouco melhor o percurso da banda...
A Guitarrista está de volta ao formato revista com um novo lema: a mesma paixão, uma nova perspectiva! Agora no...
Ozzy Osbourne anunciou que se vai retirar dos palcos por não se sentir fisicamente capaz de assegurar as datas da...
«É um desafio que me tem dado muitos sobressaltos mas que também me dá bastante satisfação.» Quando se trata de...
Esta história começa com quatro ex-estudantes de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho que, à procura de deitar as...
Com design ao estilo de Coimbra, a Guitarra Portuguesa de Andy Manson recebe costas e ilhargas em rosewood indiano, topo...
«É um disco com muito mundo.» Hoofmark regressa aos discos com Blood Red Lullabies, naquela que é uma celebração de...