#Guitarrista

Artigos

Jimi Hendrix: 10 Melhores Momentos

Publicado há

-

Considerado como um dos melhores guitarristas de todos os tempos, as performances ao vivo de Jimi Hendrix estão carregadas de momentos icónicos que demonstram o seu incrível talento e a influência que ainda exerce no mundo da música. Da performance explosiva no Monterey Pop Festival em que incendeia a sua Stratocaster, à entrega com que se atirou ao hino nacional dos Estados Unidos na edição de 1969 do Woodstock, a Guitarrista recorda dez acontecimentos memoráveis da carreira de Jimi Hendrix que o ajudaram a moldar a trajectória do rock e a cimentar o seu legado como um dos melhores músicos de sempre!

1. A performance no Monterey Pop Festival, em 1967, em que Jimi Hendrix incendeia a sua Stratocaster numa espécie de sacrifício e cimenta a sua posição como um deus da guitarra.

2. Na edição de 1969 do festival Woodstock, Jimi Hendrix toca Star-Spangled Banner, naquela que é considerada como uma das melhores interpretações do hino dos Estados Unidos.

3. A lenda de Jimi Hendrix também se constrói em torno do seu virtuosismo e das suas capacidades de improviso, como se pode atestar na edição de 1968 do Miami Pop Festival e na performance energética de Foxy Lady.

4. A apresentação no programa da BBC Top of the Pops no ano de 1967, em que Hendrix, com a performance de Hey Joe, se estabelece como um performer dinâmico.

5. A performance no programa de televisão Happening for Lulu, em 1969, que faz com que Hendrix e companhia sejam banidos da BBC por alterarem o alinhamento e continuarem a tocar depois de acabar o tempo que lhes era destinado.

6. O reconhecimento de Miles Davis e a possível colaboração que se traçou no horizonte.

7. A interpretação de The Wind Cries Mary, em Estocolmo, no ano de 1967, no qual Jimi Hendrix entrega-se de forma emotiva à guitarra e atesta as suas raízes soul.

8. A sessão jam com Eric Clapton e os Cream, em Londres no ano de 1966, recordada no filme biográfico de 2013, Jimi: All Is by My Side.

9. A interpretação de Purple Haze durante a edição de 1970 do Atlanta Pop Festival, naquela que foi uma das suas últimas performances.

10. O último concerto de Jimi Hendrix no festival Isle of Fehmarn, na Alemanha, em 1970. Seria considerada uma das performances mais poderosas e dinâmicas de Hendrix.