No novo lote de guitarras anunciadas pela Ibanez para compor o catálogo de 2021, destaca-se a FRM300, o novo modelo de assinatura de Paul Gilbert. Adoptando o já característico formato Fireman, este modelo estará disponível no acabamento Gloss Purple, com hardware cromado e um escudo de cor preta. O corpo em okoume surge artilhado com um trio de mini-humbuckers DiMarzio PG-13, também uma assinatura do músico, que podem ser activados através de um switch de cinco posições com função coil-split e um par de potenciómetros de volume e tone. O braço é em maple com escala de 22 trastes em ébano.
O hardware vê ainda incluída uma pestana Graph-tech, uma ponte Ibanez Gibraltar Performer e a tailpiece é uma Quick Change III, que permite a remoção das cordas de forma rápida através do topo da ponte.
O novo catálogo da Ibanez oferece ainda modelos de assinatura para Martin Miller e Paul Waggoner, assim como uma série de updates às gamas RG, RGD, RGA, AZ, AR, miKro e Gio.
A gama AZ volta a surpreender com os modelos de sete cordas AZ24027 (HH) e AZ24047 (HSS). Dotadas de pickups Seymour Duncan Hyperion 7, a Ibanez promete uma sonoridade equilibrada e conjugável com pedais de efeitos. A ponte é uma Gotoh T1872S e o braço é apresentado em roasted maple no perfil AZ7 Oval C.
A Electro-Harmonix divulgou o novo EHX Howitzer, um amplificador de 15 watts com tamanho de pedal, facilitando assim a sua integração numa pedalboard.
De preço bastante acessível, o EHX Howitzer vem equipado com estágios de pré e power amp, podendo ser emparelhado com colunas entre os 8 e os 16 ohms. O amplificador inclui ainda loop de efeitos, permitindo inserir efeitos entre os estágios de pré e potência de forma a que os delays e reverbs não sofram compressão por parte da distorção do amp, distorção essa que vê o gain crescer a partir de um estado completamente limpo até um overdrive decentemente pesado. Os controlos incluem ainda um EQ de três bandas, master volume e um switch que alterna entre os modos bright e normal.
Em termos de alimentação, a unidade requer 24V de corrente de polaridade positiva, com o preço ligeiramente acima dos €100.
Os Gaerea, uma banda portuguesa de black metal, anunciaram uma colaboração com a STRAP para a criação de correias de guitarra personalizadas. São três modelos únicos em couro de alta qualidade cuja compra poderá ser efectuada na loja online dos Gaerea.
Depois de em Novembro passado a Boss ter confirmado a muito aguardada reedição do HM-2 Waza Craft, o fabricante japonês deu agora a conhecer a imagem do protótipo do pedal num grupo privado do Facebook.
O Presidente da Boss, Yoshi Ikegami, escreveu: «Este é o primeiro protótipo cosmético do HM-2W. Procurámos manter o visual autêntico do HM-2 e utilizar os icónicos potenciómetros laranja.»
O HM-2 original é conhecido pela influência que teve no desenvolvimento do death metal da Suécia.