Grim Guitars: O Encanto do Baixo Custom Lilith 5 Headless
A Grim Guitars desvenda o processo por detrás da criação do Grim Lilith 5 Headless, um instrumento que personifica a harmonia entre o artesanato tradicional e a tecnologia contemporânea.
Quando se cruza habilidade artesanal com precisão técnica, nascem obras-primas como o Grim Lilith 5 Headless. Uma criação da Grim Guitars, este baixo é um estudo de contraste, onde cada componente foi meticulosamente escolhido para compor uma sinfonia de sonoridade e design. A estrutura do corpo, esculpida em Swamp Ash, é complementada por um elegante topo em Ébano Macassar, separado por um laminado de Padauk. O braço do instrumento é uma magnífica combinação de sete peças em Wenge, Padauk, Maple e Bubinga, solidificado com barras de carbono. O fretboard fretless de 34” em Ébano recebe raio de 20” e marcadores laterais Luminlay. O hardware headless é da ABM, exibindo um acabamento preto que confere ao instrumento um ar de sofisticação discreta. No coração do Grim Lilith 5 Headless, encontramos uma dupla de pickups Nordstrand Big Split, alimentados por um preamp activo da Nordstrand de 3 bandas. O instrumento é finalizado com um acabamento em óleo, dando-lhe um toque suave e uma aparência lustrosa.
«Uma construção neck-through permite fazer uma junção braço/corpo mais fluída, natural e estável, que se reflete na facilidade de acesso aos registos mais agudos da escala e conforto geral do instrumento.»
A construção neck-through é um elemento crucial no Grim Lilith 5 Headless, influenciando tanto a sua sonoridade quanto a sua tocabilidade. «Uma construção neck-through é geralmente reconhecida pela qualidade tonal e sustain que proporciona a uma guitarra quando comparada a uma construção bolt-on», comenta a Grim Guitars em exclusivo à Guitarrista. «Em termos de tocabilidade e estética, é inegável que uma construção neck-through permite fazer uma junção braço/corpo mais fluída, natural e estável, que se reflete na facilidade de acesso aos registos mais agudos da escala e conforto geral do instrumento.»
«O som é poderoso e bastante orgânico mas ao mesmo tempo preciso e acentuado nos médios, o que ajuda bastante a furar o som em conceito de banda, sem ser demasiado agressivo.»
Para entender o papel dos componentes ABM e Nordstrand no timbre do baixo, a Grim Guitars fornece-nos um vislumbre: «O hardware ABM deste modelo consiste em cinco peças de ponte individuais para uma maior flexibilidade de espaçamento de cordas, e uma headpiece. No caso deste Lilith, o pente também foi esculpido de uma peça de latão, o que permite que todos os pontos de contacto das cordas estejam apoiados por peças em latão. Os pickups aliados à eletrónica ativa são os componentes que mais contribuem para o som deste baixo. Neste caso, os Nordstrand Big Splits pareceram-me uma boa escolha para um baixo fretless. O som é poderoso e bastante orgânico mas ao mesmo tempo preciso e acentuado nos médios, o que ajuda bastante a furar o som em conceito de banda, sem ser demasiado agressivo.»
«Apesar das linhas mais agressivas, a grande fonte de inspiração para este modelo foram na realidade os instrumentos da família dos violinos.»
A questão que se impõe é: de onde veio a inspiração para tal obra-prima? A resposta reside numa combinação de referências clássicas e um desejo de inovação: «O modelo Lilith foi o segundo modelo original da Grim Guitars, com o primeiro exemplar projetado por volta de 2007 e construído em 2008/2009. Na altura, a ideia passou por criar um instrumento moderno com inspirações clássicas. Apesar das linhas mais agressivas, a grande fonte de inspiração para este modelo foram na realidade os instrumentos da família dos violinos, facto que é facilmente identificável através da ‘cintura’ no corpo do baixo, elemento fundamental nos violinos e seus familiares.»
O design não foi criado para agradar a todos, mas para desafiar a visão convencional do que um baixo deve ser: «Posso dizer que este modelo, apesar de apresentar um design que não agrada a todos, acaba sempre por causar uma certa curiosidade, o que é sempre bom!»
O Lilith 5 Headless é mais do que um instrumento. É a materialização da paixão da Grim Guitars pela música, pelo design e pela inovação. Uma homenagem à herança da música, um passo em direção ao futuro e um tributo à arte de fazer instrumentos musicais. A beleza está nos detalhes, e cada detalhe deste baixo fala do compromisso da Grim Guitars com a excelência.
Editor da revista Guitarrista, da página Custom Guitar Makers, autor do livro "Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras" e ex-editor da Metal Hammer Portugal. Apaixonado por guitarras e com vasta experiência no mundo da música e relações públicas, tem dedicado a sua carreira a explorar e partilhar histórias e conhecimentos sobre este incrível instrumento.