#Guitarrista

Notícias

Gibson recria histórica “Greeny” Les Paul Custom Shop

Publicado há

-

A Gibson Custom Shop, em parceria com a equipa da Murphy Lab, anunciou a nova Collector’s Edition 1959 Les Paul Standard Greeny Burst, uma réplica da Greeny original de Peter Green que se encontra actualmente na posse de Kirk Hammett, guitarrista dos Metallica.

De forma a respeitar a história ilustre da guitarra, a Gibson fez todos os possíveis para recriar a Greeny Les Paul à mão, naquela que será uma edição limitada a apenas 50 unidades e disponibilizada apenas directamente através da Gibson Garage.

Em termos de características, a Greeny dispõe de corpo em mogno leve com topo em duas peças de maple, complementado por uma única camada de binding em creme a envolver o topo e o fretboard, aqui apresentado em rosewood brasileiro. Tal escolha de madeira significa que a Greeny estará disponível apenas nos Estados Unidos, uma vez que no país é ilegal a exportação de estirpes de rosewood raras.

Ao perfil ’59 Greeny juntam-se 22 trastes, pestana em nylon e marcadores Trapezoid. Outros apontamentos incluem os tuners Sperzel e o headstock envelhecido.

No hardware, a guitarra recebe uma ponte ABR-1, Stop Bar tailpiece em níquel e potenciómetros dourados históricos.

No departamento da electrónica, a Greeny recebe dois pickups custom para capturar o timbre exacto do instrumentpo original, com o humbucker invertido do braço a dispor de um íman Alnico 2 e circuito com condensadores Bumblebee.