#Guitarrista

Notícias

Gibson presta homenagem a Johnny Winter com a nova Custom Shop 1964 Firebird V

Publicado há

-

Um verdadeiro herói das seis cordas e senhor de uma carreira lendária que o viu criar mas também produzir múltiplos álbuns de blues vencedores de prémios Grammy, Johnny Winter, já falecido em 2014, vê o seu modelo 1964 Firebird V ganhar nova vida pelas mãos dos luthiers da Gibson Custom Shop, prestando assim homenagem ao guitarrista através de um instrumento reproduzido meticulosamente para oferecer a fãs e a toda uma nova geração de músicos de todo o mundo a experiência original de um modelo tão exuberante quanto Winter.

Mais do que uma mera reedição, esta réplica completa da guitarra icónica de Johnny Winter assume um nível de detalhe extraordinário, garantindo a presença de cada um dos buracos deixados pela remoção da unidade Maestro Vibrola, assim como o símbolo esmaecido da Firebird presente no escudo, e sem esquecer outros pormenores característicos do instrumento original, como a ausência do reflector no potenciómetro do tone e o envelhecimento personalizado do acabamento.

A sua construção assenta em nove camadas de mogno e nogueira com design neck-through-body, fretboard com raio composto de 12″ em rosewood indiano, com 22 trastes e marcadores no clássico formato trapezoidal, braço com perfil C e autêntico de ’64, tuners Deluxe Banjo e um acabamento em Polaris White em que o envelhecimento recebe a assinatura da Murphy Lab.

Já em termos de electrónica, a 1964 Firebird V recebe uma dupla de Firebirds Alnico 5, ligados a um painel de controlo que acomoda um par potenciómetros 500K CTS tanto para o volume como para o tone e com bobinamento manual, e um selector Switchcraft de três posições.

Juntamente com a guitarra, a Gibson inclui fotografias da autoria do falecido fotógrafo Mick Rock, responsável por alguns dos registos mais icónicos de Johnny Winter e pela capa do álbum Winter’s Captured Live. A guitarra chega ao mercado por uma quantia próxima aos €7.950,00.