#Guitarrista
Line 6

Artigos

Fuzz Face: O Icónico Pedal de Distorção Que Conquistou Gerações

Publicado há

-

O Fuzz Face é, provavelmente, o pedal de distorção mais famoso de todos os tempos, graças ao papel de destaque que ocupou ao lado Jimi Hendrix nos anos 60, com Jimi a servir-se de uma Fender Stratocaster Olympic White, um Marshall ‘Plexi’ e o pedal mais sorridente de sempre para criar um som explosivo que os amantes do timbre têm perseguido desde então.

O Fuzz Face foi lançada pela Arbiter em 1966. A empresa, liderada pelo falecido Ivor Arbiter, foi a primeira distribuidora britânica de guitarras, baixos e amplificadores Fender, e diz-se que o próprio Ivor concebeu o formato único do Fuzz Face, inspirado num suporte de microfone com uma base circular. O rosto sorridente do pedal apresenta olhos de controlo de volume e fuzz, um nariz que atua como interruptor on/off, uma barba de borracha e uma faixa em forma de boca. Ao longo dos anos, essa faixa apresentou vários nomes, incluindo Arbiter-England, CBS/Arbiter Ltd e, nas últimas duas décadas, Dunlop Manufacturing Inc.

Os primeiros Fuzz Faces mudaram rapidamente de transístores AC128 para NKT275 germanium, responsáveis pela produção do que a maioria dos fanáticos do FF considera o melhor som de fuzz de todos os tempos. Infelizmente, uma vez que os transístores de germanium são sensíveis a temperaturas quentes, o timbre podia ser alterado, com o pedal a deixar muitas vezes de trabalhar. No final dos anos 60, a Arbiter mudou para transístores de silício mais estáveis (muitas vezes marcado com BC108), que resolveram os problemas de fiabilidade mas produziram um som mais áspero – não que isso tenha impedido Jimi Hendrix de fazer magia com os seus Fuzz Faces de silício.

Atualmente a Dunlop oferece diferentes modelos que capturam o fuzz clássico: o JHF1, que procura recriar meticulosamente o timbre utilizado por Jimi Hendrix em álbuns clássicos como Electric Ladyland, o FFM3 (apresentado numa versão mais reduzida em tamanho com indicador de LED e abertura para pilhas), o compacto ’68 Shrine Series JHMS1 com o seu acabamento personalizado a celebrar o famoso poster do concerto no Shrine Auditorium de 1968, a bombas de fuzz germanium FFM2 e outras unidades de assinatura dos Band of Gypsys e Joe Bonamassa.

Em Portugal poderás encomendar este fantástico circuito à Ericeira Fuzz, que recriou recentemente o pedal para o artista português The Legendary Tigerman.

Editor da revista Guitarrista, da página Custom Guitar Makers, autor do livro "Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras" e ex-editor da Metal Hammer Portugal. Apaixonado por guitarras e com vasta experiência no mundo da música e relações públicas, tem dedicado a sua carreira a explorar e partilhar histórias e conhecimentos sobre este incrível instrumento.

Últimas Publicações

ArtigosHá 58 minutos

A Guitarra Fénix: Como a Jackson Juggernaut HT7 de Misha Mansoor Renasceu

Descobre a fascinante jornada da Juggernaut HT7 de Misha Mansoor; uma guitarra que escapou por pouco a uma venda, passou...

ArtigosHá 2 dias

A Vanguardista Vals Quartzite Flattop: Uma Fusão de Pedra e Música

Conhece a inovadora Vals Quartzite Flattop, uma guitarra acústica requintada que combina pedra natural e materiais tradicionais para produzir um...

NotíciasHá 3 dias

AMPEG lança a edição limitada do SVT Micro VR Ltd. Blue Edition

A AMPEG anunciou o lançamento de uma edição exclusiva do SVT Micro VR Head, o amplificador e a respetiva coluna...

NotíciasHá 4 dias

Fender desvenda Ghost, o novo modelo de assinatura de John 5

A Fender acaba de lançar o novo e muito aguardado modelo de assinatura de John 5, ex-guitarrista de Marilyn Manson...

ArtigosHá 2 semanas

Grim Guitars: O Encanto do Baixo Custom Lilith 5 Headless

A Grim Guitars desvenda o processo por detrás da criação do Grim Lilith 5 Headless, um instrumento que personifica a...

ArtigosHá 2 semanas

Guitar Barrel Project: O Legado do Mogno do Marquês de Pombal

O Guitar Barrel Project ecoa a melodiosa dança entre história e arte, tecendo uma sinfonia inigualável através do primoroso trabalho...

ArtigosHá 3 semanas

Stanley Jordan: Um Génio da Guitarra em Terras Lusitanas

«Desta vez trago o meu espetáculo a solo, que acho ser o melhor formato para quem está a conhecer a...

NotíciasHá 3 semanas

Guitarra com poeira estelar: A nova Starcaster de Tom DeLonge é do outro mundo!

Tom DeLonge, guitarrista dos Blink-182, está a fazer furor com as suas novas guitarras Fender Starcaster personalizadas, e agora, o...

ArtigosHá 4 semanas

Magia e História: Adriano Sérgio e o Guitar Barrel Project

Há momentos em que as estrelas se alinham e o talento excecional e um toque de magia conspiram para criar...

NotíciasHá 1 mês

Helix 3.60: Descobre as incríveis atualizações nos produtos Helix

Fica a conhecer as novidades do firmware Helix e eleva o teu som a um novo patamar!