#Guitarrista

Notícias

Fender e Guitar Center apresentam modelos exclusivos da série American Ultra

Publicado há

-

Para celebrar a Black Friday, a Fender juntou-se à Guitar Center para apresentar um trio exclusivo de modelos American Ultra.

Com acabamento em Denim Burst, os modelos Stratocaster e Telecaster de edição limitada mantêm-se fiéis às características da série American Ultra lançada em 2019, ainda que vejam introduzidos novos apontamentos estéticos como é o caso do acabamento, aqui complementado com tampo em AA flame maple, que por sua vez cobre um corpo em ash ou alder, e headstock de cor preta com logo da Fender prateado.

Os braços são construídos em maple e adoptam perfil D moderno, com 22 trastes médio-jumbo aplicados num fretboard em ébano listrado, o que é uma novidade quando comparado com o rosewood que costuma popular os modelos ortodoxos da série.

Cada um dos modelos dispõe de escala com 25,5″ de comprimento e raio composto de 10″-14″. Na electrónica, as guitarras são equipadas com pickups Fender de quinta geração Ultra Noiseless. Enquanto que a Tele e a configuração SS da Strat adoptam single-coils vintage específicos dos modelos, a versão HSS da Strat surge com um humbucker dual-coil Double Tap instalado na posição da ponte. Para além disso podemos ainda encontrar um switch S-1 situado no potenciómetro do volume, que pode ser utilizado para acrescentar o pickup do braço em qualquer posição do switch. Na Strat HSS, o switch actua também como coil-splitter, prometendo uma sonoridade de single-coil bem mais quente. Adicionalmente ao switch, os modelos servem-se ainda de dois potenciómetros de tone e um de volume, com a Telecaster a apresentar também um switch de três posições e potenciómetros master de tone e volume.

Quanto ao hardware, as Strats são equipadas com um sistema tremolo sincronizado de dois pontos, enquanto que a Tele surge com uma ponte fixa e saddles individuais. Ambos os modelos chegam ao mercado por um valor próximo aos $2,500.