A edição com influência na década de 1980 vê as guitarras equipadas com dois humbuckers especialmente desenhados para obter uma gama sonora capaz de oferecer graves completos, médios sólidos e agudos nítidos.
Todos os três modelos exibem um corpo em basswood com braços bolt-on em maple que adoptam perfil C médio. O fretboard é em rosewood.
Já o hardware complementa o acabamento de cor preta do headstock, enquanto que o corpo da Telecaster está disponível em Torino Red e Inca Silver, e o baixo Precision em Sherwood Green Metallic ou Inca Silver.
Os modelos Telecaster e Stratocaster são ainda equipados com controlos de tone TBX, um sistema da Fender chamado Treble Bass Expander que oferece um controlo mais dramático de EQ. Ambas as guitarras dispõem da função coil-split através de switches.
Em 1938, a curta-metragem Jazz “Hot” procurava educar a audiência explicando a diferença entre música clássica e jazz, exibindo no processo uma performance de Django Reinhardt na companhia do Quintette du Hot Club de France. O grupo aparece por volta da marca dos 2 minutos e 30 segundos, mantendo-se como peça central do filme até ao seu final. No vídeo com pouco mais de 6 minutos de duração, tudo se torna mais interessante a partir dos 4:30, momento em que Django dá início ao seu solo, com o músico a combinar uma velocidade incrível aliada à expressão musical 50 segundos depois. De salientar que Django servia-se apenas de dois dedos na mão esquerda, depois de ter perdido o uso dos restantes na sequência de um incêndio.
Para celebrar o 20º aniversário do lançamento do modelo de assinatura de John Scofield pela Ibanez, o fabricante anunciou uma renovação da parceria com o virtuoso do jazz na forma da nova JSM20TH.
O novo modelo é baseado na JSM original de Scofield, que por sua vez bebeu inspiração da Ibanez AS200 com algumas alterações. Em termos de características de construção, podemos contar com tampo em maple, a mesma madeira utilizada no verso e nas laterais, assim como um braço fixo em mogno africano com fretboard em ébano a acomodar 22 trastes jumbo. Ainda no braço, o comprimento da escala é de 24,7” com radius de 184 a 250mm.
Ao contrário do que aconteceu em modelos anteriores, a nova JSM20TH surge num acabamento gloss black, com ponte Gotoh 519BN dourada e tailpiece Gotoh GE101A. Também os tuners têm assinatura da Gotoh. Já na electrónica, o modelo vem equipado com um par de humbuckers dourados JSM Special, com o circuito direccionado a um layout convencional composto por um switch de três posições, dois potenciómetros de volume e outra dupla para o tone.
A Pizza Hut criou uma guitarra com a temática a girar em torno de, adivinhem, pizzas, e o instrumento foi alegadamente comprado na loja da Reverb pela personalidade do YouTube, Samurai Guitarist, por 350 dólares.
O corpo em poplar vê-se recheado por uma pizza de pepperoni (é só uma representação, calma), e inclui dois pickups humbucker split-pole e uma ponte de cor preta ao estilo Tune-O-Matic com retentor de cordas. Já o braço em maple recebe um acabamento acetinado com fingerboard em rosewood e 22 trastes médios em aço.