#Guitarrista

Notícias

Electro-Harmonix anuncia amplificador de 15 watts para pedalboards

Publicado há

-

A Electro-Harmonix divulgou o novo EHX Howitzer, um amplificador de 15 watts com tamanho de pedal, facilitando assim a sua integração numa pedalboard.

De preço bastante acessível, o EHX Howitzer vem equipado com estágios de pré e power amp, podendo ser emparelhado com colunas entre os 8 e os 16 ohms. O amplificador inclui ainda loop de efeitos, permitindo inserir efeitos entre os estágios de pré e potência de forma a que os delays e reverbs não sofram compressão por parte da distorção do amp, distorção essa que vê o gain crescer a partir de um estado completamente limpo até um overdrive decentemente pesado. Os controlos incluem ainda um EQ de três bandas, master volume e um switch que alterna entre os modos bright e normal.

Em termos de alimentação, a unidade requer 24V de corrente de polaridade positiva, com o preço ligeiramente acima dos €100.

Notícias

Assiste à performance de Django Reinhardt com os Hot Club em curta de 1938

Publicado há

-

Em 1938, a curta-metragem Jazz “Hot” procurava educar a audiência explicando a diferença entre música clássica e jazz, exibindo no processo uma performance de Django Reinhardt na companhia do Quintette du Hot Club de France. O grupo aparece por volta da marca dos 2 minutos e 30 segundos, mantendo-se como peça central do filme até ao seu final. No vídeo com pouco mais de 6 minutos de duração, tudo se torna mais interessante a partir dos 4:30, momento em que Django dá início ao seu solo, com o músico a combinar uma velocidade incrível aliada à expressão musical 50 segundos depois. De salientar que Django servia-se apenas de dois dedos na mão esquerda, depois de ter perdido o uso dos restantes na sequência de um incêndio.

Assiste ao vídeo abaixo:

Continuar a ler

Notícias

Ibanez celebra 20º aniversário de modelo de assinatura de John Scofield com a nova JSM20TH

Publicado há

-

Para celebrar o 20º aniversário do lançamento do modelo de assinatura de John Scofield pela Ibanez, o fabricante anunciou uma renovação da parceria com o virtuoso do jazz na forma da nova JSM20TH.

O novo modelo é baseado na JSM original de Scofield, que por sua vez bebeu inspiração da Ibanez AS200 com algumas alterações. Em termos de características de construção, podemos contar com tampo em maple, a mesma madeira utilizada no verso e nas laterais, assim como um braço fixo em mogno africano com fretboard em ébano a acomodar 22 trastes jumbo. Ainda no braço, o comprimento da escala é de 24,7” com radius de 184 a 250mm.

Ao contrário do que aconteceu em modelos anteriores, a nova JSM20TH surge num acabamento gloss black, com ponte Gotoh 519BN dourada e tailpiece Gotoh GE101A. Também os tuners têm assinatura da Gotoh. Já na electrónica, o modelo vem equipado com um par de humbuckers dourados JSM Special, com o circuito direccionado a um layout convencional composto por um switch de três posições, dois potenciómetros de volume e outra dupla para o tone.

Continuar a ler

Notícias

Guitarra em forma de pizza vendida na Reverb

Publicado há

-

A Pizza Hut criou uma guitarra com a temática a girar em torno de, adivinhem, pizzas, e o instrumento foi alegadamente comprado na loja da Reverb pela personalidade do YouTube, Samurai Guitarist, por 350 dólares.

O corpo em poplar vê-se recheado por uma pizza de pepperoni (é só uma representação, calma), e inclui dois pickups humbucker split-pole e uma ponte de cor preta ao estilo Tune-O-Matic com retentor de cordas. Já o braço em maple recebe um acabamento acetinado com fingerboard em rosewood e 22 trastes médios em aço.

Continuar a ler