A Allen Eden anunciou o lançamento do novo pedal de distorção Black Waves, que permite a reprodução da sonoridade característica das décadas de 1970 e 1980. Tudo isto vem compactado num design clássico com três knobs para o controlo de volume, tone e gain.
A tecnologia do pedal permite ainda manipular o ruído em três diferentes formas: Vintage, Turbo e Loud. O modo Vintage permite alternar entre uma distorção suave e um tipo de distorção mais preenchida, com o modo Turbo a conduzir um tone mais espesso rumo a uma parede de som moderna a roçar o fuzz. Já Loud, como o nome indica, potencia o volume até se converter num zumbido profundo.
O pedal pode ser adquirido por aproximadamente €50,00.
A Gibson lançou uma nova app para iOS e Android, descrita pela marca como “a única app de guitarras que precisas”.
Desenvolvida pela Zoundio – uma empresa de Estocolmo especializada em tecnologia musical – a Gibson App inclui aulas de guitarra interactivas com guias passo-a-passo para guitarra eléctrica e acústica, divididas em inúmeros géneros musicais e estilos.
A inclusão de Realidade Aumentada de Áudio permite uma reacção imediata por parte da app, uma vez que consegue ouvir aquilo que tocas em tempo real. A app inclui ainda entrevistas com artistas da Gibson, tutoriais e programação em vídeo, afinador digital, loja online e um técnico de guitarra virutal.
A Gibson decidiu celebrar o 60º aniversário do modelo SG através do lançamento de duas edições de luxo saídas da sua Custom Shop: a 1961 Classic White VOS SG Custom e a 1961 Cherry Red VOS SG Standard.
À data de publicação deste artigo, ainda não se conhece muita informação, no entanto, e porque são criações da Custom Shop, podemos acreditar que os detalhes históricos corresponderão ao exigido.
A Zoom anunciou a G6, uma nova pedaleira carregadinha de modelos de amplificadores e efeitos.
Baseada na anterior unidade multi-efeitos da marca mas com uma série de expansões ao nível das funcionalidades, a G6 assume-se como o produto principal do catálogo da Zoom.
O touchscreen LCD é agora mais largo e inclui a função arrastar-largar de módulos para juntar até sete efeitos em simultâneo com um modelo de amplificador. A unidade vem com 135 efeitos pré-carregados e 70 bancos de resposta de impulso, todos gravados com diversos posicionamentos e combinações de microfones. É também possível acrescentar 100 bancos de resposta de impulso adicionais, criadas pelo utilizador.
A pensar nos guitarristas mais solitários, a G6 vem equipada com 68 ritmos, divididos em vários géneros e tempos. Inclui ainda a função infinite looper, que permite criar 256 loops com duração de 2 horas quando utilizado um cartão SD, ou 45 segundos sem cartão.
A G6, assim como a maioria das unidades multi-efeitos modernas, funciona como interface de áudio compatível com Mac e PC, o que significa que pode ser ligada a um computador através de uma porta USB.
A pedaleira inclui entradas e saídas de canal mono, send/return, left/mono/headphones e right, e input. O hardware vê incluído quatro controlos giratórios, seis footswitches e um pedal de expressão.