#Guitarrista

Aulas

Afinações alternativas: Drop D, Open D e DADGAD

Publicado há

-

Embora de início se possa apresentar como um processo assustador, explorar diferentes afinações pode ser uma forma criativa de descobrir sonoridades interessantes. É a pensar na última fase do processo, ou seja, na gratificação, que apresentamos um guia com as três afinações mais populares e que se adequam a qualquer estilo.

Drop D

Os efeitos desta afinação são bastante eficazes nas mãos certas e em estilos que vão desde a guitarra clássica ao blues, não esquecendo o heavy rock e tudo o que está para além disso. A afinação em Drop D pode ser ouvida em temas dos Beatles, assim como de Kurt Cobain, dos Nirvana, ou Tom Morello (Rage Against The Machine / Audioslave). A primeira coisa em que irás reparar será na corda D, com os graves a explodir nos powerchords, criando uma experiência divertida e viciante.

Open D Major

A afinação D Major ou DADF#AD é popular em trabalhos instrumentais de guitarra e destaca-se pela capacidade de acrescentar uma textura mais rica e um som mais encorpado. Como tal, já foi utilizada por uma grande variedade de músicos, desde Elmore James a Neil Young, passando pelos Pearl Jam ou My Bloody Valentine.

Esta afinação garante acesso a um leque grandioso de acordes maiores e é fantástica desde que não saias da zona dos acordes maiores ou dominantes.

DADGAD

Esta afinação impele mais versatilidade ao teu arsenal e é tida como padrão para muitos guitarristas acústicos desde que o guitarrista folk Davey Graham a descobriu na década de 1960. Desde então, músicos como Jimmy Page adoptaram a afinação DADGAD e é presença constante em trabalhos folk e new age.

A afinação DADGAD não dita a tonalidade do teu estilo, fazendo das texturas maiores e menores algo de fácil acesso.