#Guitarrista

Música

2023 será o ano dos Metallica?

Publicado há

-

Com a mudança do calendário para 2023, fãs dos Metallica em todo o mundo preparam-se para o que promete ser um ano épico para os gigantes do metal. Com o lançamento muito aguardado do seu 11º álbum, 72 Seasons, e uma digressão mundial massiva no horizonte, parece realmente que 2023 será um ano para os Metallica brilharem.

A banda conseguiu manter as notícias relativas ao novo álbum em segredo até ao seu anúncio, em Novembro passado, mas agora, com a data de lançamento agendada para 14 de Abril e um cheirinho daquilo que está por vir na forma do single Lux Æterna, os fãs mal conseguem conter o seu entusiasmo. O tema, que pode ser descrito como uma rajada de metal da velha-guarda que remete a sonoridade dos Metallica para o seu álbum de estreia, Kill ‘Em All (1983), é apenas uma acha na fogueira daquilo que promete ser um disco carregado de nostalgia.

De acordo com o frontman James Hetfield, o conceito de 72 Seasons, que corresponde a 18 anos, é uma peça central do álbum: «É quando nos é dito ‘quem somos’ pelos ‘nossos pais’», explica. «Um possível encaixe em torno do tipo de personalidade que temos. A parte mais interessante disto é o estudo contínuo dessas crenças centrais e como elas afetam a nossa perceção do mundo de hoje. Muita da nossa experiência adulta é uma reacção ou reencenação dessas experiências da infância, em que somos prisioneiros da infância ou libertámo-nos dessas amarras que carregamos.»

Com uma capa que apresenta os restos carbonizados de um quarto de criança e a própria infância conturbada de Hetfield a servir de inspiração, não é difícil especular que 72 Seasons pode mergulhar no território de álbum temático, e com o 40º aniversário de Kill ‘Em All também a aproximar-se rapidamente, parece que os Metallica podem estar a completar o círculo.

Os detalhes sobre o álbum ainda são escassos, mas o que sabemos é que foi produzido pelo colaborador de longa data Greg Fidelman, apresenta 12 faixas e será acompanhado por uma enorme digressão mundial programada para decorrer durante 2023 e 2024.

Sete anos entre álbuns é muito tempo mas a promessa de 72 Seasons faz-nos acreditar que a espera poderá ter valido a pena.